Projeto “Conte um Conto”

postado em: Educação | 0

As habilidades de leitura e de interpretação são fundamentais para o processo de aprendizado das demais disciplinas e no próprio desenvolvimento do estudante ao longo dos anos letivos, visto ser por meio da língua escrita que se apoia muitas tarefas pedagógicas no cotidiano escolar.

Entretanto, reduzir essas habilidades ao único uso escolar é diminuir seu caráter emancipatório, porque é por meio da leitura e da interpretação que se desvela o mundo à criança, seja por meio das tecnologias de informação e comunicação ou mesmo por meio daquilo que foi escrito e que a tradição trouxe ao “hoje” em que a criança se encontra. Pela leitura, o estudante poderá acessar os feitos da humanidade que o precederam e compreender melhor “quem somos e aonde chegamos” (CALVINO, 2007, p. 16).

Muitos professores, compreendendo a necessidade do contínuo contato com os textos para o desenvolvimento das habilidades de leitura e interpretação, indicam como tarefa aos alunos a leitura de materiais que servem como referência de suas disciplinas.

Esses professores, entretanto, quase sempre encontram embargos, seja por conta do desinteresse por parte dos estudantes — alguns que até tentam ler uma ou outra obra literária, mas por não terem o costume de ler, acabam sem entender o que foi lido, deixando a leitura antes de a concluírem e desistindo de iniciar novas — ou mesmo porque, chegando em casa, os alunos nem sempre são motivados pelos responsáveis a ler um livro ou um texto.

Para que sejam desenvolvidas estas habilidades, é fundamental que o estudante tenha contato frequente com os textos literários ao longo do processo educativo. Sendo assim, este projeto se apresenta como ferramenta para auxiliar no desenvolvimento da leitura e da interpretação, colaborando com as demais disciplinas da BNCC, que também dependem destas habilidades para o seu aprendizado, mas que, muitas vezes, não dispõem de tempo hábil para a tarefa de leitura em sala de aula.

Sua aplicação acontecerá como “Projeto de Leitura” na Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio “Cândida Póvoa”, situada em Apiacá, cidade do interior do estado do Espírito Santo, no ano letivo de 2023, em substituição à disciplina de Ensino Religioso. O projeto contará com material adaptado para esta finalidade e disponibilizado de modo impresso pelo docente que conduzirá a disciplina. Este material encontra-se disponível para download ao final da página.

O objetivo geral deste trabalho é, portanto, mediar o despertar do prazer pela leitura, possibilitando o desenvolvimento da capacidade de leitura e interpretação por meio do acesso aos textos da literatura brasileira e universal, através dos quais espera-se que o aluno adquira condições, para além daquelas mais elementares advindas da boa leitura de um texto, de ler a própria realidade e o mundo.

Esperamos lograr o êxito de promover o hábito da leitura, buscando transformar o aluno-leitor em um frequentador assíduo da literatura e possibilitar a eles o desenvolvimento da leitura e da interpretação através do contato com diversos estilos literários, uma vez que buscaremos mediar a relação entre o texto lido e as reflexões acerca da própria realidade, extraindo dos textos a possibilidade de “entender quem somos e aonde chegamos” (CALVINO, 2007, p. 16).

Download

Para realizar o download do livro, basta clicar sobre a capa correspondente.

Livro de Contos – 7º ano
Livro de Contos – 8º ano
Livro de Contos – 9º ano

Bibliografia

CALVINO, I. Por que ler os clássicos. São Paulo: Companhia de Bolso, 2007.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *